terça-feira, 13 de outubro de 2015

VERONA

Para muita gente, a primeira coisa que vêm em mente quando se fala em Verona é a imagem de Romeu e Julieta, afinal o enredo da trágica história de amor escrita por William Shakespeare tinha como cenário a cidade e suas duas principais famílias: os Capuleti (que na verdade se chamavam Cappelletti e vinham de outra cidade chamada Brescia) e os Montecchi.
É normal ver propagandas promovendo o turismo na “cidade do Romeu e Julieta”, além de óperas, espetáculos e eventos em Verona que tem como tema os dois personagens. No entanto, o que mais marcou a minha passagem por Verona foram outras atrações: a visita a sua belíssima Arena, um passeio pelo centro histórico e às margens do rio. Hoje você vai descobrir mais detalhes sobre a história da Arena de Verona, como e quando visitá-la.

A Arena de Verona

A primeira impressão que eu tive ao ver de fora a Arena de Verona é que se tratava de um mini Coliseu. Bem, na verdade a Arena de Verona também foi construída pelos romanos, mais ou menos no mesmo período (aproximadamente 2000 anos atrás) e também era cenário para os combates dos gladiadores, que começavam com o raiar do sol e terminavam tarde da noite.



Se antigamente a Arena de Verona era o palco dos gladiadores,  hoje ela é também um espaço para espetáculos culturais como shows de grandes artistas internacionais ou óperas. Você inclusive pode se informar sobre a programação diretamente no site oficial da Arena de Verona.
primeira ópera apresentada na Arena de Verona foi Aida, dirigida pelo tenor Zenatello em 1913. O sucesso foi tão grande, que a tradição continua até hoje. Ao longo dos anos, grandes nomes passaram por lá. Eu fiquei imaginando como teria sido assistir ao vivo Maria Callas que se apresentou a céu aberto em um lugar tão imponente como aquele…

Diurna a Arena de Verona: paguei o ingresso na bilheteria e fui conferir o anfiteatro por dentro, tirei algumas fotos panorâmicas lá do alto com vista para a cidade, visitei seus corredores escuros embaixo das arquibancadas e estudei um pouco da história deste lugar especial. O passeio certamente valeu a pena, mas guardo a vontade de voltar para assistir um show ou ópera em uma deliciosa noite de verão italiana… 

FONTE:http://www.brasilnaitalia.net/2014/02/arena-de-verona.html


Um comentário:

sonia tolfo disse...

Imagino como deve ser interessante e, sabes eu não tinha a menor ideia de que existia uma arena em Verona. Se um dia visitar Verona vou lembrar deste teu comentário.
Abraço!
Sonia